sub-paginas

domingo, 19 de agosto de 2012

Brasileirão: Flamengo e Santos vencem clássicos contra rivais; E o Atlético-MG se mantem cada vez mais isolado como líder do campeonato.

Confira tudo o que rolou nos jogos do fim de semana pela 18° rodada do brasileirão.
 

Fluminense x Sport - É preciso saber levar vantagem em tudo, certo? O Fluminense soube fazer valer a frase dita por um ídolo de sua história, Gerson, em antiga propaganda de cigarro, e tirar proveito de ter um jogador a mais em campo para vencer o Sport, por 1 a 0, neste sábado, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O gol salvador foi marcado por Samuel, aos 37 minutos do segundo tempo. Na comemoração, o atacante tirou a camisa, jogou-a no chão e exibiu seus músculos para a torcida que compareceu ao estádio e para as câmeras da TV, à la Balotelli, que fez gesto parecido após marcar pela Itália na última Eurocopa. O público presente foi de 7.096 pessoas, com 5.283 pagantes, que proporcionaram uma renda de R$ 68.590. 

O resultado deixou o time carioca com 39 pontos, assim como o líder Atlético-MG, porém com dois jogos a mais. E o time pernambucano, que perdeu Tobi aos 34 do segundo tempo, completou sua nona partida sem vencer, sendo que nas últimas seis sem fazer um gol sequer. Permanece na zona de rebaixamento, em 18º lugar, com 14 pontos.

Náutico x Bahia - O Náutico fez mais uma vítima no "caldeirão dos Aflitos" ao vencer o Bahia por 1 a 0 em casa na noite deste sábado. O Timbu não mostrou o mesmo futebol arrasador do último jogo, quando venceu fácil o São Paulo diante do torcedor alvirrubro, mas teve gás suficiente para garantir outra vitória e passar de 20 para 23 pontos no Brasileirão. A vitória pernambucana ocorreu graças ao volante Martinez, que arriscou de fora da área e surpreendeu o goleiro Marcelo Lomba no fim da partida. Um golaço.

O Bahia bem que tentou aproveitar o fato de o Náutico jogar desfalcado de cinco jogadores para conseguir, pela primeira vez, duas vitórias seguidas, mas foi impedido. Com a derrota, segue com 16 pontos e pode cair para a zona de rebaixamento no complemento da 18ª rodada neste domingo. A equipe atualmente está na 15ª colocação. O público presente foi de 14.358 pessoas.

São Paulo x Ponte Preta - Por 40 dias, o São Paulo ficou órfão de Lucas. Foram dez jogos sem seu melhor jogador. A ausência foi péssima para o Tricolor, que perdeu o rumo no Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado, time e jogador mataram a saudade um do outro e o resultado foi ótimo. Diante de uma Ponte Preta apática, o camisa 7 comandou a vitória por 3 a 0, triunfo que interrompeu uma série de três derrotas e recolocou o time perto da zona de classificação à Libertadores de 2013.

O Tricolor foi a 28 pontos e assume provisoriamente a quinta colocação. Neste domingo, no entanto, poderá ser ultrapassado por Botafogo, que pega o Atlético-MG, em Minas, e Cruzeiro, que enfrenta o Coritiba, no Paraná.

Já a Macaca, que completou sua quarta partida sem vitória, vê a zona de rebaixamento mais perto. O time estacionou nos 20 pontos e tem apenas quatro a mais que o Bahia, primeiro do grupo dos quatro piores. Neste domingo, a equipe campineira ainda poderá perder uma posição para o Santos, que enfrenta o Corinthians, na Vila Belmiro.

Santos x Corinthians - Mais de 12 mil pessoas saíram de suas casas num início de tarde ensolarado com destino à Vila Belmiro e uma dúvida na cabeça: veriam um clássico entre os úlitimos ganhadores da Libertadores, do atual tricampeão paulista contra o atual campeão nacional, ou de equipes que lutam para ficar entre os dez primeiros colocados do Campeonato Brasileiro? Sorte de quem arriscou! Santos e Corinthians fizeram um ótimo clássico. Não faltou nenhum ingrediente na vitória santista por 3 a 2.

Gols, viradas, dribles, discussões, sangue... Uma pena que a palavra "justiça" será sempre questionada graças ao grave erro do assistente Emerson Augusto de Carvalho, que ignorou impedimento triplo, de Bruno Rodrigo, Durval e André, no segundo gol do Santos, marcado pelo centroavante.

Em realidades distorcidas graças aos inúmeros desfalques do Santos durante o primeiro turno e o foco do Corinthians no Mundial, já que tem vaga na Libertadores de 2013 garantida e está longe do líder Atlético-MG, as equipes deixaram a sensação de que estão muito aquém do que poderiam na tabela. O time de Tite, como de costume, se destacou pela parte coletiva, foi melhor no primeiro tempo, mas sentiu os desfalques e caiu de rendimento.

Os comandados de Muricy voltaram a fazer diferença no lado individual, principalmente Neymar e Arouca, e, mais adiantados, foram melhores no segundo tempo. Os gols devolveram ao Peixe aquilo que vinha faltando nos últimos tempos: a alegria, a leveza, uma certa irresponsabilidade traduzida em danças de Neymar e André.

Embalado pelas duas vitórias consecutivas após a volta de Neymar, o Santos terá uma semana importante. Na quarta-feira, pega o Universidad do Chile, em Santiago, na primeira partida da decisão da Recopa. No sábado, terá pela frente o Palmeiras, em outro clássico fundamental para quem ainda busca uma vaga na Libertadores do ano que vem. Já o Corinthians descansa até o próximo domingo, quando receberá o São Paulo no Pacaembu, na tentativa de manter a supremacia dos últimos anos sobre o rival.

Grêmio x Figueirense - Foi o Grêmio que vestiu preto, mas é o Figueirense que tem motivos para estar de luto no Brasileirão. Na estreia do novo uniforme do clube gaúcho, o catarinense foi massacrado na goleada por 4 a 0 e se viu em situação ainda mais preocupante neste Brasileirão 2012. São 11 derrotas, a lanterna e um cenário dramático.

Bem diferente do significado da vitória, em um domingo de sol, com bom público no Olímpico, ao Tricolor. Além da recuperação da derrota para a Portuguesa, se manteve no G-4 pela nona rodada seguida. E começa a semana Gre-Nal com a certeza de continuar na frente do rival – o Inter não poderá ultrapassá-lo independentemente do resultado deste domingo diante da Portuguesa. Os gols tricolores foram marcados por Leandro, duas vezes, Elano e André Lima.

O capitão Gilberto Silva comemorou a goleada logo depois de uma derrota dentro de casa, para a Portuguesa.

Atlético-MG x Botafogo - Numa tarde em que Ronaldinho e Seedorf brilhavam, quem decidiu a partida neste domingo, no Independência, foram dois reservas do Atlético-MG que entraram em campo no segundo tempo. Neto Berola, que ficou 107 dias sem jogar se recuperando de fratura por estresse na bacia, recebeu passe de calcanhar de Carlos César e marcou aos 43 minutos da etapa final o gol da vitória por 3 a 2 do líder do Campeonato Brasileiro - e antecipadamente campeão simbólico do primeiro turno - sobre o Botafogo.

Os outros gols do time mineiro, que soma 42 pontos, foram marcados por Escudero e Jô, com Andrezinho fazendo os da equipe carioca, que está em sétimo lugar, com 27 pontos. Com três pontos e duas vitórias a mais do que o Fluminense, o Galo iniciará o segundo turno na liderança, mesmo com uma partida a menos do que seus concorrentes.

Coritiba x Cruzeiro - O temor das duas torcidas estava relacionado ao fato de Coritiba e Cruzeiro terem uma extensa lista de desfalques para a partida deste domingo, no estádio Couto Pereira, pela 18ª rodada do Brasileirão. Mas, ao fim dos 90 minutos, o receio era justificável apenas para a Raposa, que apesar dos primeiros minutos de equilíbrio, não suportou a velocidade do time da casa e acabou goleado com sobras pelo rival por 4 a 0, gols de Lucas Mendes, Ayrton, Roberto e Anderson Aquino. O placar só não foi mais elástico porque o time da casa desperdiçou várias chances claras de gol.

Com a vitória maiúscula, o Coxa quebrou a barreira dos 100 gols na temporada, chegando a 103, e se isolou na 16ª posição na tabela, com 19 pontos ganhos em 18 partidas. Com a derrota, o Cruzeiro estacionou nos 27 pontos e permanece na oitava posição.

Flamengo x Vasco - O Vasco tentou, correu, perdeu boas chances e parou nas mãos de Felipe. O Flamengo precisou de um lance para alcançar seu objetivo: chute de Ramon, falha de Fernando Prass e oportunismo de Vagner Love. Com esses ingredientes, derrotou o rival por 1 a 0 na noite deste domingo, no Engenhão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Foi o terceiro gol de Vagner Love em quatro jogos contra o Vasco nesta temporada, mas a primeira vez em que ele marca e sai de campo vitorioso - nas outras, o adversário ganhou nas semifinais da Taça Guanabara e da Taça Rio. Ele se junta ao tricolor Fred na artilharia do nacional, ambos com nove gols.
- Foi uma vitória importante. Sabia da importância do jogo, o que poderia proporcionar para nós. Sabemos que temos condições de chegar ao pelotão da frente e estamos trabalhando para isso. A vitória no clássico deu moral para a equipe - disse Love, que marcou o gol em sua única finalização na partida.


O atacante aliviou um pouco a barra de Prass ao dizer que o campo "ajudou um pouquinho" no rebote no lance do gol. O goleiro usou o mesmo argumento, mas reconheceu a falha:
- Era defensável. Claro que o gramado prejudica um pouco, mas é uma bola que tem que segurar - afirmou, no intervalo do jogo.

O Flamengo chegou aos 25 pontos e subiu da décima para a nona posição. O resultado negativo foi péssimo para o Vasco, que estacionou na terceira posição, com 35 pontos, viu o Grêmio se aproximar (34 pontos) e se distanciou de Fluminense (39) e Atlético-MG (42).

Portuguesa x Internacional - Dida é quase 16 anos mais velho do que Leandro Damião. O goleiro vai fazer 39 em outubro, enquanto o atacante completou 23 em julho. Dida perdeu uma Olimpíada em 1996, Damião há uma semana. Dida esteve em três Copas do Mundo e Damião é fortíssimo candidato a disputar a de 2014. No empate por 1 a 1, sem grandes emoções entre Portuguesa e Internacional, no Canindé, os astros protagonizaram o encontro mais emblemático. Venceram a experiência e o talento do goleiro, que, sentado, esticou o braço e espalmou uma conclusão quase certeira do centroavante. Com o resultado, o Inter permanece fora do G-4 (quinto com 31 pontos, três a menos que o Grêmio), e a Lusa segue no meio da tabela (na 13ª posição, com 22 pontos).

E justiça seja feita aos técnicos. Se eles não conseguiram fazer seus atletas produzirem um grande futebol, ao menos tiveram estrela. No intervalo, Fernandão colocou Juan para sair do 4-4-2 e implantar o 3-5-2. Conseguiu muito mais. O veterano zagueiro, de 33 anos, em sua estreia, marcou de cabeça o único gol dos gaúchos. Mais sorte ainda deu Geninho, que optou pelo atacante Diego Viana para tentar o empate, e seu pupilo foi puxado na área. Um pênalti polêmico e convertido por Marcelo Cordeiro.

Atlético-GO x Palmeiras - O Atlético-GO mostrou que sua boa fase contra os paulistas continua muito viva no Campeonato Brasileiro. Depois de vencer o São Paulo e empatar com Corinthians, Ponte Preta e Santos, o Dragão bateu o Palmeiras por 2 a 1 neste domingo, no Serra Dourada. Além de ganhar uma posição na tabela de classificação - agora é o 18º com 15 pontos -, impossibilitou que os paulistas se distanciassem da zona de rebaixamento - o Verdão se manteve na 16ª posição, com 16.

Os donos da casa começaram a partida tentando se aproveitar dos desfalques do Palmeiras, que foi para o jogo sem contar com nove jogadores. A tática deu certo, e Eron, nas costas do improvisado Román, abriu o marcador aos 34 do primeiro tempo. A resposta alviverde veio com Hernán Barcos, sempre ele, que deixou tudo igual antes do intervalo. Porém, quando tudo parecia caminhar para um empate, o predestinado Rayllan, em seu segundo toque na bola, determinou a vitória para os goianos.
Pelo lado do Palmeiras, o tropeço na 18ª rodada do Brasileirão impossibilita o objetivo de fechar o primeiro turno com 22 pontos - meta estipulada pela comissão técnica para se afastar da zona de rebaixamento.

Agora, as duas equipes voltam suas atenções para a Copa Sul-Americana. Na quarta-feira, o Verdão vai até o Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo. No dia seguinte, o Dragão faz duelo com o Figueirense, no Orlando Scarpelli. Pelo Brasileirão, o Verdão volta a campo no próximo sábado para fazer clássico contra o Santos, no Pacaembu, às 18h30m (horário de Brasília). No domingo, o Atlético-GO enfrenta o Bahia, no Pituaçu, às 18h30m.

Fonte: globoesporte.com

Sertãozinho Notícias - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário