sub-paginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Romero Rodrigues é o novo prefeito de Campina Grande

Tucano venceu a corrida eleitoral na cidade contra Tatiana Medeiros. Vitória de Romero quebra o ciclo de administrações do PMDB na cidade.


Romero Rodrigues (PSDB) foi eleito neste domingo (28), em segundo turno, o novo prefeito de Campina Grande. Segundo a Justiça Eleitoral, Romero recebeu 130.106 votos, o que equivale a 59,14% do total dos votos válidos. O resultado oficial foi divulgado às 19h.

A candidata Tatiana Medeiros (PMDB) foi derrotada e teve 89.887 votos, o correspondente a 40,86% dos votos válidos.

"O que foi feito de forma equivocada vamos consertar, o que de bom foi feito vamos aprimorar e vamos construir uma cidade mais humana para todos. Vamos honrar nossos compromissos e espero que haja uma transição tranquila. A cidade mostrou que queria mudança e a verdade foi demonstrada nas urnas", disse o tucano logo depois do anúncio da vitória.

A vitória de Romero quebra o ciclo de administrações do PMDB em Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral da Paraíba. O partido deixa o comando da prefeitura após oito anos de gestão de Veneziano Vital do Rêgo.

O tucano disputou a prefeitura de Campina Grande pela primeira vez e esteve à frente da disputa desde o início. Atualmente deputado federal, Romero se licenciou do cargo para concorrer à eleição. Na campanha teve como maior apoio o senador e ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), que é seu primo.

Biografia

Romero Rodrigues Veiga nasceu em 09 de janeiro de 1966 em Campina Grande. Ele é formado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba e é casado. Exercendo o primeiro mandato como deputado federal, ele começou sua carreira política em 1992 quando foi eleito vereador em Campina Grande pelo PSDB. Em 1996 foi reeleito para a Câmara Municipal e no ano seguinte deixou o PSDB e migrou para o PMDB, partido pelo qual conquistou mais um mandato em 2000.

No ano de 2004, novamente no PSDB, ele conseguiu a terceira reeleição no Legislativo municipal. Em 2006 ele foi eleito deputado estadual e deixou à Câmara de Campina Grande antes do término do mandato de vereador.

Quando estava na Assembleia Legislativa se licenciou do cargo para assumir a secretaria de Interiorização do estado e depois foi também secretário chefe da Casa Civil, na época o governador era seu mentor político Cássio Cunha Lima.

Campanha

Aliado do governador Ricardo Coutinho (PSB), Romero foi criticado por Tatiana Medeiros que afirmava que o gestor estadual não teria feito nada para beneficiar Campina Grande e que em função disso o tucano tentava esconder a aliança. O tucano sempre disse que é aliado, mas se for eleito vai fazer cobranças ao governo estadual.

Romero por sua vez acusou Tatiana de não ter experiência e de estar concorrendo apenas por imposição do prefeito Veneziano Vital do Rêgo, de quem ela foi secretária de Saúde.

Durante a campanha Romero se envolveu em uma polêmica após pedir judicialmente a retirada de um vídeo do site YouTube. Com base nisso a Justiça Eleitoral chegou a pedir a prisão do diretor do Google no Brasil.

Propostas

Entre as principais propostas de Romero Rodrigues está a distribuição de tablets para os alunos da rede pública municipal; a construção do hospital do idoso; a implantação da escola em tempo integral; criar novos corredores urbanos; a instituição do 14º salário para os professores do município; instalar o bilhete temporal no sistema de integração do transporte coletivo urbano; e a construção de novos conjuntos habitacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário