sub-paginas

sábado, 5 de janeiro de 2013

Seca e poluição podem ter impedido floração dos ipês em João Pessoa

Florada das árvores acontece de setembro a dezembro. Ipês fazem parte do cartão-postal de João Pessoa. 


De setembro a dezembro, os moradores de João Pessoa sempre se encantavam com a florada dos Ipês roxo, rosa e amarelos do Parque Solon de Lucena, mais conhecida como a Lagoa, que enfeitavam o centro da cidade. No entanto, nos últimos anos, apenas algumas árvores floriram de forma tímida em pontos isolados do local.

Segundo o chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da capital, Anderson Fontes, o tempo seco e a poluição podem ser as causas da não floração das árvores.

“Não existe conclusão científica sobre o assunto, mas estudos mostram que os ipês plantados em locais urbanos sofrem bastante influência do calor excessivo, dos gases poluentes liberados pelos carros e pela falta de nutrientes no solo. Este é o cenário em que estão inseridas as árvores da Lagoa. Desde 2010 os ipês do Centro de João Pessoa não têm uma florada plena”, disse Anderson Fontes.

Ele disse, ainda, que as árvores que estão em locais de reserva, como a Mata do Buraquinho e no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, já tiveram sua floração no período correto.

De acordo com Anderson Fontes, a Secretaria de Meio Ambiente faz a catalogação destas árvores.

O chefe da Divisão da Arborização e Reflorestamento da Secretaria de Meio Ambiente, disse, ainda, que várias cidades do Nordeste também sofrem com a não floração dos ipês quando o clima esquenta.

“Não é um caso isolado de João Pessoa, não. Várias cidades nordestinas que tem ipês em solos urbanos, sem a proteção climática das demais árvores, sofrem com o clima quente. Com a experiência que eu tenho no estudo dos Ipês, acredito que as árvores do centro de João Pessoa não vão florar este ano”, disse chefe da Divisão da Arborização e Reflorestamento da Semam.
 
Fonte: G1 Paraíba

Sertãozinho Notícias - PB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário