sub-paginas

terça-feira, 14 de maio de 2013

UFPB decide extinguir Processo Seletivo Seriado a partir de 2014

Consepe decidiu por 100% de adesão ao ingresso por meio do Enem. Candidatos têm até o dia 27 de maio para fazer a inscrição.


O Conselho Superior de Ensino e Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiu, em reunião na tarde desta segunda-feira (13), pelo fim do Processo Seletivo Seriado (PSS) como forma de ingresso na instituição. Com 22 votos a favor e quatro abstenções, o Consepe decidiu por 100% de adesão ao ingresso por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir do próximo ano para os candidatos aos mais de 100 cursos de graduação dos quatro campi da UFPB.

A partir de 2014, o ingresso na UFPB será pelo sistema Enem-Sisu. O candidato terá, obrigatoriamente, que se submeter ao Enem e posteriormente se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para poder concorrer a uma vaga nos cursos presenciais. Para concorrer às vagas do Ensino a Distância (EaD), os candidatos serão selecionados diretamente pela nota do Enem, sem precisar passar pelo Sisu.

Em anos anteriores, o candidato podia se submeter a três processos: o PSS, o Enem-Sisu para cursos presenciais e o Enem para EaD. “Com essa decisão do Consepe, o ingresso na UFPB fica mais simplificado e mais democrático. O gerenciamento interno vai ficar mais ágil. Acreditamos que a medida vá, inclusive, desburocratizar todo o sistema de ingresso na nossa instituição”, afirmou o Coordenador de Escolaridade, João Wandemberg Maciel.

Inscrições para o Enem

Os candidatos a vagas na educação superior que pretendem participar da edição de 2013 do Enem têm até o dia 27 de maio, às 23h59, para fazer a inscrição. As inscrições devem ser feitas na página do exame na internet.

Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição de R$ 35 deve ser paga até o dia 29. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, com início às 13h. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sisu, que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário