sub-paginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

VOCÊ SABIA? A origem do café.

Não existe sensação mais agradável do que acordar pela manhã e sentir aquele cheirinho de café no ar. Entre os brasileiros o famoso café não é apenas um hábito e sim uma paixão, mas poucas pessoas sabem a história desta bebida. 

Na verdade não se sabe ao certo a origem do café, porém a versão mais comum afirma que o café foi descoberto por um pastor etíope na antiga Abissínia por volta de 600-800 depois de Cristo. Até o século x o cafeeiro tinha seus frutos consumidos quase que exclusivamente pelas tribos nômades. Ainda neste mesmo século os Árabes descobriram o sabor da bebida preparada com água quente. A essa mistura deram o nome de “GAHWA” que significa aquele que impede o sono. O café passou a ser cultivado no Yemen na África entre os 1250 e 1600. 


Os árabes mantiveram, por muito tempo, o monopólio total do café. Eles exportavam apenas grãos torrados e não permitiam a saída das plantas e frutos de seu território. Já em 1607, o café chega á América do Norte ganhando popularidade e fazendo com que as cafeterias se tornassem ponto de encontro nas cidades de New York, Baltimore, Boston e Philadelphia. No entanto, foram os holandeses que, por meio de contrabando do porto árabe Mocha, tornaram-se os primeiros a transportar e cultivar o café comercialmente em 1690. 

A partir daí, o café for se tornando um produto cada vez mais valorizado no mercado internacional.

Vou aproveitar e dá uma parada para tomar aquele cafézinho. Até a proxima curiosidade.

Sertãozinho Notícias - PB  

Nenhum comentário:

Postar um comentário