sub-paginas

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Protestos terminam em clima pacífico em João Pessoa e Campina Grande

Protesto em João Pessoa durou cerca de cinco horas e meia. Atos na capital e em Campina Grande foram pacíficos.

Vestidos de branco, família participa do protesto na Lagoa do Parque Solon de Lucena (Foto: André Resende/G1)
O protesto na capital paraibana, João Pessoa,  durou cerca de cinco horas e meia e os manifestantes percorreram aproximadamente 8,2 quilômetros pelas ruas da cidade, saindo do Centro até a praia. A multidão iniciou a concentração em frente ao Lyceu Paraibano por volta das 14h, saindo de lá às 16h para circular o anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena.

Em seguida uma parte do grupo seguiu para a Praça João Pessoa, conhecida como Praça dos Três Poderes, onde ficam localizados os prédios da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), do Tribunal de Justiça do Estado e o Palácio da Redenção, sede do Governo da Paraíba. Depois de passar pela Praça dos Três Poderes a manifestação seguiu para a avenida Epitácio Pessoa, uma das principais de João Pessoa, em direção ao Busto de Tamandaré, na orla marítima.


Grávida pede melhor futuro para seu filho em João
Pessoa (Foto: Maurício Melo/G1)
No início do protesto, a Polícia Militar estimou um número de 10 mil pessoas na mobilização, mas ao longo do trajeto mais pessoas foram se juntando e segundo o Secretário Executivo da Segurança Pública, Jean Francisco, a contabilidade da Polícia é de que aproximadamente 22 mil pessoas participando da mobilização. Os números foram atualizados à 19h35.

O analista do Tribunal Regional Eleitoral Eduardo Maia foi ao protesto levando um cartaz com a imagem de Gandhi, produzido pelo filho que, segundo ele, “é tão pacífico que preferiu não ir ao protesto”. Ele pode participar da manifestação porque o órgão encerrou o expediente antes do horário do protesto.

Já José Elias aproveitou a oportunidade para dar uma aula de cidadania aos filhos. Aliás, ele foi à manifestação junto com os dois filhos, dois sobrinhos, a esposa e uma cunhada. “Essa é a melhor forma forma de ensinar cidadania aos meus filhos: levá-los para aprender na rua, no próprio protesto. Com esse tipo de manifestação e o trabalho de conscientizar as crianças vamos fazer um país melhor”, justifica.
De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), a manifestação chegou a ocupar duas faixas da avenida Epitácio Pessoa, por onde passou.

Até as 18h20 desta quinta-feira (20) a PM informou que não houve nenhuma ocorrência de maior gravidade, contudo, alguns atos isolados de violência foram registrados. No Centro de de João Pessoa, quatro adolescentes em duas motocicletas foram detidos após tentarem passar pelo meio da manifestação de moto. Nenhuma pessoa ficou ferida no incidente.

Uma loja nas proximidades do Tribunal de Justiça do Estado, no Centro, teve os vidros quebrados, pessoas também foram detidas. Ainda de acordo com o secretário Jean Francisco, além da quebra da vidraça da loja, foram registradas algumas pichações, mas as pessoas foram identificadas e fotografadas, as imagens serão entregues à Polícia Civil para investigação.


Campinenses foram às ruas protestar
(Foto: Taiguara Rangel/G1)
Em Campina Grande o protesto começou por volta das 16h30 e se encerrou por volta das 20h30, seguindo pelas principais ruas da cidade. A manifestação passou pelo Parque do Povo, local onde estão sendo realizados as principais apresentações do Maior São João do Mundo, e seguiu até o Açude Velho, onde dispersou.

Em vários pontos da cidade havia reforço policial, como em frente à Câmara dos Vereadores e na entrada do Parque do Povo, onde os manifestantes foram impedidos de entrar, mas o protesto seguiu pacificamente. Também em Campina a polícia não registrou incidentes graves.

Em pelo menos outros cinco municípios paraibanos no Sertão e Cariri estavam marcados atos de protesto. Na cidade de Pombal, no Sertão, a população foi às ruas protestar contra diversos aspectos, como a falta de investimentos nas áreas de saúde e educação e também contra a PEC 37. Uma pequena multidão que partiu da Praça do Centenário, no Centro da cidade e seguiu até a frente da Prefeitura,  onde entoou o Hino Nacional.

De acordo a polícia civil, uma manifestação tímida, com cerca de 50 pessoas, foi realizada no Centro da cidade de Patos, também no Sertão, nesta tarde. Mas um grande ato está programado para o próximo sábado (22) reunindo as cidades vizinhas.

Fonte: G1 PB

Sertãozinho Notícias - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário