sub-paginas

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Moradores reclamam de depósito de lixo irregular em Campina Grande, PB

Antigo campo de futebol virou ponto de despejo de lixo orgânico e metralhas. Fumaça causa mau cheiro e vetores podem levar doenças, diz ambientalista.


Antigo campo de futebol agora abriga lixo orgânico e
metralhas (Foto: Plínio Almeida/TV Paraíba)
Moradores do bairro Santo Antônio, em Campina Grande, estão reclamando do depósito irregular de lixo em um antigo campo de futebol. O local, onde é permitido colocar entulho de construções, passou a alojar também lixo doméstico, industrial, eletrônico e até animais mortos. Os responsáveis pelo despejo do lixo seriam os próprios moradores e fábricas.

O comerciante Severino Pereira é dono de um restaurante em frente ao local e reclama. “Sem poder respirar com o cheiro de couro podre. Aí fico sufocado. É um descaso mesmo!”. Segundo ele, os moradores despejam lixo no local porque não querem esperar pelo dia da coleta municipal, que acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, de acordo com a empresa que presta o serviço à Prefeitura Municipal. O terreno fica próximo à principal avenida da cidade, a Floriano Peixoto, e dá acesso à estrada para a cidade de Massaranduba, na rodovia estadual PB-095.

Fumaça se origina do lixo e invade casas do bairro
Santo Antônio (Foto: Plínio Almeida/TV Paraíba)
No local, uma camada de fumaça se forma em torno do lixo depositado e acaba invadindo as casas. “A matéria orgânica se decompõe e forma o gás, o metano. É uma combustão natural causada pelo acúmulo de lixo de forma inadequada. A combustão do gás metano influi no aquecimento global e dificulta a respiração, causando reflexos negativos para o ser humano”, explicou o pesquisador Veneziano Guedes.

O ambientalista Roberto Almeida vem acompanhando o problema e está preocupado. “Não jogue lixo em terreno baldio porque ele traz todos os vetores: rato, barata, inseto. Tudo isso traz doenças para a população, principalmente, para as pessoas que moram próximo”, explicou o técnico da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos de Campina Grande, já estão sendo feitas fiscalizações para identificar de onde parte o depósito irregular do lixo. “Vai ser notificado quem for flagrado colocando lixo. Aquele pessoal que foi flagrado esta semana já foi notificado e o segredo ali é intensificar a fiscalização para que o terreno volte a ser como antes”, esclareceu o secretário Fábio Almeida. Quem joga lixo em local inadequado pode pagar multa, que varia de acordo com a situação.

Segundo o secretário, é permitido colocar resto de materiais de construção ou metralha inutilizada. "Mas estão jogando lixo mesmo e ele é originalmente de pequenas fábricas da cidade, um lixo concentrado”, disse. Fábio explicou que o motivo seria porque as fábricas não querem aumentar a despesa enviando o lixo para o aterro sanitário de Puxinanã, já que, desde que o lixão de Campina Grande foi lacrado, todos os resíduos da cidade são destinados para lá.

Fonte: G1 PARAÍBA

Sertãozinho Notícias - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário