sub-paginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Denúncias de exploração sexual de adolescentes na PB cresceram 36,7%

Dado foi registrado pela Secretaria de Direitos Humanos do República. Número foi apresentado nesta quinta-feira (31) por MPT e PRF.


O número de denúncias de abuso e exploração sexual à crianças e adolescentes na Paraíba aumentou em 36,7%, segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Os dados são referentes ao primeiro quadrimestre de 2012 em comparação ao mesmo período do ano passado, levando em consideração apenas denúncias feitas através do Disque 100 Direitos Humanos. O balanço foi apresentado na tarde desta quinta-feira (31) pela Procuradoria da República do Trabalho (PRT) na Paraíba e Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba, em João Pessoa.

Ainda de acordo com os dados da Secretaria de Diretos Humanos, o aumento registrado neste quadrimestre foi significativo pois o serviço do Disque 100 foi ampliado para 24h por dia, incluindo domingos e feriados, em março de 2011. Na Paraíba, PRT e PRF apresentaram os dados da Secretaria de Direitos Humanos juntamente com um balanço de uma operação intitulada Mitang II, realizada entre os dias 7 e 11 de maio, para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no estado.

Durante a operação Mitang II, focada em crianças e adolescentes que exploradas em meio a prostituição, agentes da PRF flagraram casos no trecho da BR-101 que corta a Paraíba na cidade de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa, e na orla da praia de Cabo Branco na capital. O procurador-chefe do trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas, afirmou que a constatação do aumento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, visto nos dados da Secretaria de Direitos Humanos e durante a operação Mitang II, precisam de uma ação conjunta de todas as vertentes do poder público.

“O poder executivo em todas as esferas precisa tratar o combate a exploração e abuso sexual de crianças como uma prioridade. Não é concebível um país que apresenta um crescimento econômico comparado aos de países como Reino Unido, ter ‘carne’ de criança sendo vendida aos olhos de todos”, opinou Varandas. O procurador-chefe ainda afirmou que o poder executivo precisa ter a competência de criar mecanismos de acolhimento para as crianças e adolescentes retiradas de situações de exploração sexual.

O aumento das denúncias registradas na Paraíba foi superior ao crescimento das denúncias na região Nordeste, que foi de 34,7%, rankeada como a segunda região com mais denúncias, cerca de 11.800, atrás apenas do Sudeste, com 12.300 aproximadamente. No Brasil foram registradas mais de 34 mil denúncias somente no primeiro quadrimestre de 2012, um aumento de 71% em relação ao mesmo período do ano passado.

Adolescentes encontradas na Operação Mitang II

Adolescente de 14 anos afirmou a PRF que se
prostituiu em troca de um celular
(Foto: Divulgação/PRF)
Em um dos casos encontrados na Operação da PRF solicitada pelo PRT na Paraíba, uma adolescente de 14 anos afirmava aos agentes que tinha se submetido à relações sexuais com um caminhoneiro para receber em troca um celular. Ainda segundo a menina, ela e sua irmã de 16 anos costumavam fazer ponto na BR-101 pela tarde, quando não estavam na escola. “Recebi esse celular para fazer o que ele (um caminhoneiro) me pediu. É meu porque eu fiz meu serviço”, contou a adolescente sem saber que estava sendo filmada pelos agentes da PRF.

Conforme a PRF, a adolescente estava dentro de um caminhão na BR-101 quando foi abordada pelos agentes. Com medo a adolescente chegou a pular do caminhão, mas foi levada pela PRF para o Conselho Tutelar de Cabedelo. A superintendente da PRF da Paraíba, Luciana Duarte, afirmou que este tipo de trabalho é realizado apenas quando o Ministério Público solicita.

“Realizamos essa operação à pedido do Ministério Público, não é costumeiro fazermos, apesar de sermos responsáveis pelo mapeamento dos pontos vulneráveis das rodovias federais a este tipo de prática. Pedimos aos poderes executivos ações para que essas crianças e adolescentes exploradas voltem à rua, porque a sensação que temos é que estamos enxugando gelo”, concluiu a superintendente.

Fonte: G1 PARAÍBA

Sertãozinho Notícias - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário