sub-paginas

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Hoje: Trabalhadores da Paraíba aderem ao Dia Nacional de Lutas

Comércio e bancos fecham em JP e CG para protestos. Em Campina, uma parte do comércio não abriu as portas. Bancários e comércio de João Pessoa devem parar os serviços às 13h.


O Dia Nacional de Lutas começou sem trens na Região Metropolitana de João Pessoa. A assessoria de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que os ferroviários aderiram à mobilização desde as primeiras horas desta quinta-feira (11) e, com isso, os trens só voltam a funcionar na sexta-feira (12). Com a paralisação, 28 mil usuários deixam de usar os serviços e 21 viagens entre Santa Rita e Cabedelo não serão feitas.

Já em Campina Grande, onde uma parte do comércio não abriu as portas, um protesto com cerca de 30 pessoas acontece na avenida Floriano Peixoto, no Centro de Campina Grande, na manhã desta quinta-feira. Manifestantes e um carro de som chegaram a interromper a via em frente à secretaria de Finanças do município.

Na capital, comércio e bancos prometem fechar as portas às 13h. O Sindicato dos Motoristas de Transportes Coletivos de João Pessoa, Antônio de Pádua, afirmou que até as 9h desta quarta-feira não havia uma programação da categoria com relação às mobilizações. “A partir das 12h vamos começar a nos mobilizar e decidir se os ônibus vão parar de rodar ou não. Tudo vai depender da decisão do comando-geral”, acrescentou.

Educação adere à paralisação

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab), as escolas municipais e estaduais estão sem aulas. A Associação de Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb) também interrompeu as atividades no Campus I da cidade.

A Associação de Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (Adufcg) obstruiu os portões de entrada do campus I na cidade, na manhã desta quinta-feira. A Adufcg informou que também pretende paralisar atividades docentes em todos os campi da UFCG, também em Sumé, Cuité, Sousa e Pombal.

O Sindicato dos Servidores técnico-administrativos da UFPB também vão aderir à paralisação nacional desta quinta-feira (11). De acordo com a coordenação do Sintesp-PB, apenas os serviços essenciais da universidade vão funcionar.

Protestos se iniciam às 13h

Na capital, as várias categorias que aderiram ao movimento vão se encontrar em três pontos do Centro da cidade a partir das 13h desta quinta-feira. Os estudantes vão se concentrar em frente ao Lyceu Paraibano, os sindicatos na Lagoa do Parque Solon de Lucena e os movimentos sociais na Praça rio Branco. Os três grupos vão se encontrar e caminhar pelas ruas do Centro, passando pela rodoviária e indo para a Praça dos Três Poderes. Em Campina Grande, a concentração também começa às 13h.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba, Paulo Marcelo de Lima, disse que a expectativa é de que 10 mil pessoas, incluindo trabalhadores, estudantes e militantes de movimentos populares vão às ruas de João Pessoa.

“Na nossa pauta, estão reivindicações que somam à pauta nacional, como a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, sem redução salarial, transporte de qualidade, 10% do PIB [Produto Interno Bruto] para a educação, reforma política e outras metas”, acrescentou o presidente da CUT/PB.

Paulo Marcelo disse ainda que mobilizações estão previstas para ocorrer nas cidades de Campina Grande, Agreste da Paraíba, Cajazeiras e Patos, ambas no Sertão do estado. “Espero que a nossa mobilização seja marcada pela tranquilidade. Acreditamos que, fazendo as nossa reivindicações de maneira ordeira, pacífica, elas ganham muito mais peso, muito mais qualidade”, finalizou Paulo Marcelo de Lima.

Fonte: G1 PB

Sertãozinho Notícias - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário