Pedido de liminar requer não pagamento de débitos durante greve. Bancários estão em greve desde o dia 19 de setembro.
O Ministério Público da Paraíba (MP-PB) ingressou nesta quinta-feira (3)
com uma Ação Civil Pública requerendo liminar contra instituições
financeiras que atuam no estado, com objetivo de impedir cobranças de
juros, multas e outros encargos gerados por atraso no pagamento de
débitos. Segundo o MP, o direito do consumidor deve ser defendido devido
à paralisação dos bancários e o pedido vai do início da greve, no dia
19 de setembro, até 72h após o retorno ao funcionamento normal das
agências.
Segundo o secretário executivo do Procon-PB, Marcos Santos, a ação com
representação do órgão requer ainda que os bancos abasteçam os caixas
eletrônicos, disponibilizem envelopes para depósito e uma pessoa para
auxiliar os consumidores considerados hipossuficientes, a exemplo dos
idosos, na utilização do autoatendimento.
A ação também solicita que os bancos não cobrem taxa de devolução de
cheques durante a paralisação, nem taxa de manutenção de serviços de
conta corrente, nem insiram os consumidores no cadastro de devedores em
decorrência de contas que não foram quitadas por impossibilidade durante
a paralisação.
A motivação do pedido de liminar foi o descumprimento, por parte das instituições financeiras, do acordo firmado com o Procon-PB e o Ministério Público na semana passada.
"A greve é legítima, mas não podemos permitir que os consumidores sejam
prejudicados. Inicialmente tentamos um acordo, mas observamos que os
bancos não estavam cumprindo o que foi combinado, por isso ingressamos
com a ação na Justiça", comentou Marcos Santos.
Alerta
O Procon-PB explica que antes de atrasar o pagamento de contas, o consumidor deve buscar todos os meios alternativos disponíveis, a exemplo do autoatendimento, do internet banking e dos correspondentes bancários, além de entrar em contato com a empresa à qual o débito está atrelado. Esgotados os meios alternativos, caso o consumidor não consiga realizar os pagamentos, deve guardar documentos referentes às tentativas e procurar o órgão de defesa do consumidor mais próximo.
Fonte: G1 PB
Sertãozinho Notícias - PB
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