sub-paginas

terça-feira, 29 de outubro de 2013

PM apreendeu 27 adolescentes suspeitos de assaltos a ônibus na PB

Apreensões aconteceram entre 1º de setembro e 29 de outubro. Para presidente da Fundac, a pobreza leva os jovens para o tráfico.


Um total de 27 adolescentes foram apreendidos suspeitos de assaltos a transporte coletivo em João Pessoa, na Paraíba, no período que vai de 1º de setembro até esta terça-feira (29). A informação foi repassada pelo comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves. “Temos agido rápido com ações que resultam na apreensão desses suspeitos logo após o cometimento desses crimes, mas infelizmente por serem menores de idade acabam sendo beneficiados pela legislação e voltam às ruas para cometer delitos”, declarou.

Só em setembro, segundo o comandante, foram 22 suspeitos apreendidos por assalto a ônibus. “Infelizmente a maioria já está em liberdade. Nós não vamos nos curvar a essa situação e intensificaremos as rondas e abordagens em vários bairros nas próximas horas”, afirmou Chaves.

De janeiro a setembro deste ano, segundo a Associação das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (AETC-JP), foram registrados 301 assaltos a transporte coletivo. As ocorrências de outubro ainda não foram contabilizadas.

Sobre os números apresentados da PM, a presidente da Fundação do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac), Sandra Marrocos, disse que o poder público precisa pensar de forma articulada. “É algo grave que precisa ser colocado na macroestrutura. Precisamos refletir sobre a forma como estes adolescentes estão inseridos no contexto social. Muitos vivem em situação de pobreza muito forte e terminam sendo conquistados pelo tráfico de drogas e cometem os crimes, como assaltos a ônibus”, declarou.

Na avaliação de Sandra, há falha na prevenção. “Enquanto os adolescentes estão sob a tutela do Estado, eles participam de oficinas, frequentam aulas, é feito todo um trabalho para que eles não reincidam, mas quando eles voltam para as ruas a sociedade não os acolhe como deveria, o que agrava ainda mais a situação”, afirmou.

Cinco apreensões em um dia

Na segunda-feira (28) quatro adolescentes foram apreendidos, suspeitos dos assaltos ocorridos no domingo (27), quando foram registrados 14 roubos a transporte coletivo. Com o grupo, a PM recuperou dinheiro, objetos roubados e um revólver calibre 38. Os meninos têm entre 13 e 17 anos e foram apreendidos no bairro Treze de Maio, após perseguição policial.

No mesmo dia a PM apreendeu outro adolescente que tinha roubado um ônibus da linha 601 (Bessa) no Centro de João Pessoa. Com ele a polícia encontrou um revólver calibre 38 e todo o dinheiro roubado do ônibus. O comandante disse que as ações contra os crimes de roubo vão continuar com rigor, mas chamou a atenção para o fato da legislação brasileira que beneficia os responsáveis por serem adolescentes.

Fonte: G1 PB

Sertãozinho Notícias - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário