O dia no ano com as “maiores promoções e
descontos” do comércio. É isso que promete a Black Friday. A
“sexta-feira negra” foi criada por lojistas norte-americanos como uma
ação para alavancar as vendas no ano de 2005.
O nome tem referências na economia
norte-americana. Nos Estados Unidos, estar com o orçamento no “black” é
um excelente sinal, sinônimo de muitos lucros. Seria algo como “estar no
azul”. Já a data, a última sexta-feira de novembro, a abertura do
primeiro fim de semana após o feriado de Ação de Graças. No país, as
lojas abrem mais cedo e milhares de pessoas fazem fila para poderem
aproveitar as ofertas.
O evento dá início ao período das compras de natal. Em 2013, a Black Friday será dia 29 de novembro.
Além dos Estados Unidos, a ação de
vendas vem sendo adotada por comerciantes de países como Canadá,
Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai.
No Brasil, a primeira versão do evento
aconteceu em 2010, com ações de venda feitas por empresas de comércio
online. Em 2012, o Black Friday Brasil ficou marcado pela maquiagem nos
descontos. Para este ano, órgãos de defesa do consumidor prometem maior
fiscalização para evitar que empresas aumentem os preços drasticamente
dias antes do “dia de descontos”.
Fonte: EBC
Sertãozinho Notícias - PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário