sub-paginas

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Seap identifica detentos responsáveis por esquartejamento

Morte aconteceu durante tumulto em presídio de Guarabira, no domingo.  Motim foi controlado ainda no domingo; danos foram pequenos, diz Seap.


A Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap) conseguiu identificar os detentos responsáveis pela morte de um dos apenados durante um tumulto na Penitenciária João Bosco Carneiro, em Guarabira, no Agreste paraibano, na tarde do domingo (15). De acordo com o secretário Wallber Virgolino, três homens são apontados como autores do homicídio. No início da manhã desta segunda-feira (16), a situação na unidade prisional já estava controlada.

A briga, iniciada na tarde de domigo, começou durante o banho de sol e envolveu detentos das celas 3, 11 e 23. O motim aconteceu após a transferência de 10 homens do Presídio de Santa Rita, na Grande João Pessoa, para a Guarabira. Wallber Virgolino explicou que o conflito que resultou na confusão dentro do João Bosco Carneiro é regional.

De acordo com a Polícia Militar, o motim foi totalmente controlado por volta de meia-noite de domingo, com a chegada de reforços de João Pessoa e Campina Grande. Além de um detento morto, um outro ficou ferido e foi levado para o Hospital Regional de Guarabira. 

Ainda segundo Wallber Virgolino, após o tumulto, o único dano de maior proporção registrado na unidade foi na fechadura da grade de uma das celas. “Não houve colchão queimado, nem ‘quebra-quebra’. Foi uma briga entre apenados, ocasionada justamente quando o efetivo estava reduzido. Preliminarmente, identificamos que os danos da unidade foram pequenos”, comentou o secretário.

“É um briga interna, do próprio município de Guarabira. Não há ligação com facções de João Pessoa. Tanto é que os detentos transferidos de Santa Rita são de Guarabira. Na verdade eles foram devolvidos ao presídio João Bosco Carneiro, não apenas transferidos”, relatou. O secretário garantiu que os apenados vindos de Santa Rita não serão retirados do presídio de Guarabira. 

Os três detentos apontados como responsáveis pelo assassinato do presidiário morto no tumulto serão levados nesta segunda-feira (16) para delegacia de Guarabira onde prestarão depoimentos. Segundo Virgolino, caso seja confirmado a participação, o trio será indiciado por homicídio qualificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário