sub-paginas

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Hospital de Trauma de João Pessoa está superlotado, diz CRM

Inspeção do Conselho Regional de Medicina aconteceu nesta quarta (13). Relatório será enviado para governo do estado e Ministério Público.


Área vermelha que tem capacidade para cinco
pacientes está superlotada, diz CRM
(Foto: Divulgação/CRM )
O Conselho Regional de Medicina (CRM) realizou uma inspeção e comprovou a superlotação no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa na manhã desta quinta-feira (13). A ação aconteceu por conta de denúncias feitas pelo Sindicato dos Médicos da Paraíba (Sindmed) e da Cooperativa dos Ortopedistas.

De acordo com Eurípedes Mendonça, presidente do CRM, na inspeção foi comprovada a situação. “Nós sabemos que não é responsabilidade só do hospital. No entanto, a situação é grave e precisa de solução. Na área vermelha, onde ficam os pacientes mais críticos, com capacidade para atender cinco pessoas de maneira humana, há uns cinquenta pacientes”, afirmou.

No entanto, ele fez uma ressalva. "Caso não sejam apresentadas soluções, nós vamos fazer o que fazemos há dois anos: entrar com uma ação civil pública para que o governo do estado faça a aquisição de leitos particulares para esses pacientes".

Uma das providências imediatas, ainda de acordo com Mendonça, é a elaboração de um relatório apontando as falhas e as medidas que devem ser adotadas para solução do problema. “Vamos enviar esse relatório para o Ministério Público Estadual e também para o governador Ricardo Coutinho”, acrescentou.
Em nota, o diretor técnico do Hospital de Trauma, Edvan Benevides, a unidade hospitalar vem registrando um aumento no número de atendimentos em torno de 30%, em comparação com o ano passado.

Por isso, o hospital está com todos os leitos ocupados. O diretor explicou ainda que o Trauma procurou o Ministério Público com o objetivo de solucionar o problema. “Enquanto isso, estamos trabalhando na gestão hospitalar. Aumentamos em mais 20 o número de leitos de retaguarda para esta demanda sazonal, aumentamos a equipe médica, estamos renovando os contratos com as cooperativas médicas e melhorando o controle de entrada de pacientes por grau de complexidade, a fim de definir as prioridades de atendimento”, finaliza o diretor técnico.

O presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba, Tarcísio Campos, disse que a situação por que passa o Hospital de Emergência e Trauma é preocupante. “É uma situação preocupante, pois toda a região do Litoral depende dele, além de ser uma referência para o estado”.

Tarcísio Campos disse ainda que há “mil anos” as autoridades de saúde, a exemplo do Sindmed, sugerem soluções para o governo do estado, que, segundo ele, não vêm sendo atendidas. “Uma das soluções que nós apontamos é que a Secretaria Estadual da Saúde dê suporte a hospitais de cidades menores para que pacientes dessas cidades não precisem se deslocar até o Hospital de Trauma, por exemplo", explicou.
Em cidades como Cajazeiras e Patos, só para citar dois exemplos, existem bons hospitais, equipados. O grande problema é que eles são subutilizados. Não adianta apenas construir hospitais. É necessário que se ofereçam condições de funcionamento: colocar enfermeiros, médicos, fisioterapeutas”, finalizou.

PSFs
 
Na quarta-feira (12), o Conselho Regional de Medicina também interditou eticamente sete unidades do Programa Saúde da Família (PSF) , em João Pessoa, por apresentar irregularidades no funcionamento, como paredes com reboco caindo, infiltrações e mofo, segundo o CRM.

De com o órgão, os  postos que sofreram interdição ética ficam nos bairros do Roger, Valentina, Indústrias, Cidade Verde, Geisel, Castelo Branco e na rua das Trincheiras.

O CRM informou ainda, que os usuários do serviço deverão procurar outras unidades para receber atendimento, já que a partir desta quinta-feira (12) os médicos não prestarão mais serviço nos locais interditado.

Fonte: G1 PARAÍBA

Sertãozinho Notícias - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário