sub-paginas

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Polícia prende fugitivos da Cadeia Pública de São Bento, na Paraíba

Dois fugitivos foram recapturados na noite da quinta-feira (13). Ao todo, nove detentos fugiram na tarde da quarta-feira (12).


Dois dos nove fugitivos da Cadeia Pública de São Bento, Sertão da Paraíba, foram recapturados por policiais militares na noite da quinta-feira (13) na cidade. De acordo com PMs do 12º Batalhão, os suspeitos, de 19 e 23 anos, foram presos em uma mata. Com eles foi apreendido um revólver calibre 38. Duas motocicletas que foram levadas durante a fuga, que ocorreu na quarta-feira (12), também foram recuperadas. Após a fuga dos detentos, a Secretaria de Administração Penitenciaria da Paraíba (Seap) exonerou o diretor da Cadeia Pública de São Bento.

O comandante da 2ª Companhia do 12º BPM, capitão Douglas Ferreira, disse que a polícia chegou até eles após montar um cerco e interceptar o irmão de um dos fugitivos, que estava levando alimentação para os dois.

“O rapaz indicou onde era o esconderijo dos fugitivos e nós começamos a realizar incursões na área da caatinga até encontrar e prender os dois fugitivos”, contou.

Segundo a polícia, o detento de 19 anos cumpria pena por roubo desde novembro de 2012. Já o outro, de 23 anos, havia sido preso em fevereiro deste ano suspeito de integrar uma quadrilha de roubos de motocicletas.

Ainda de acordo com a polícia, os dois foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de São Bento e autuados por porte ilegal de arma e também pelo roubo das duas motocicletas que estavam com eles. Os fugitivos serão encaminhados ainda nesta sexta-feira (14) para o Presídio de Catolé do Rocha.
Várias carros da PM estão mobilizados nas rondas para recapturar os fugitivos. O policiamento está intensificado, principalmente nas áreas próximo à mata e nas saídas da cidade.“Vamos saturar toda área, conforme determinação do comandante geral, até recapturar todos os fugitivos e assim garantir a tranquilidade de toda população da cidade e região”, ressaltou o capitão Douglas Ferreira.
 
Exoneração

A Seap determinou, ainda na quarta-feira, a exoneração do diretor da Cadeia Pública de São Bento, além de abrir sindicância para apurar a fuga dos nove detentos. De acordo com investigações preliminares levantadas pela Gerência de Inteligência da Seap, os nove apenados fugiram da cadeia pública de São Bento durante o dia, pela parte dos fundos.

Eles teriam quebrado duas barras de cimento que ficam no teto e usaram redes para improvisar uma espécie de corda, para escalar até o lado de fora cadeia. A hipótese de facilitação da fuga é a principal linha de investigação, segundo o secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino.

“A possibilidade de facilitação é a principal linha de investigação e a fuga é uma retaliação ao forte disciplinamento empreendido pela Seap com o corte de regalias desde o mês abril na Cadeia Pública de São Bento, onde o banho de sol foi reduzido, os presos passaram a ficar trancados nas celas, foi determinado um corte em visitas privilegiadas para alguns detentos fora dos horários de visitação comum, a fiscalização das visitas se intensificou, a cobrança por disciplina tanto por parte de apenados quanto de servidores públicos foi aumentada”, disse Virgolino.

Fonte: G1 PB

Sertãozinho Notícias - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário