sub-paginas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Ambulâncias voltam a ficar paradas na PB por conta de macas retidas

Hospital afirmou que nenhuma maca ficou retida por mais de 30 minutos. TV Cabo Branco flagrou três ambulâncias paradas na manhã desta terça.


O problema das macas retiras no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa foi flagrado novamente na manhã desta terça-feira (27). O problema já havia acontecido nos dias 1 e 9 de agosto, quando o Trauma se defendeu afirmando que as macas passam um tempo maior na unidade porque o Samu encaminha pacientes que não são do perfil do Hospital e que, por isso, passam pelo atendimento nas próprias macas das ambulâncias.

O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa informou que nenhuma maca ficou retida por mais de 30 minutos, tempo suficiente apenas para os primeiros atendimentos aos feridos.

O flagrante foi feito por uma equipe da TV Cabo Branco, por volta das 11h. Foram vistas três ambulâncias paradas no pátio da unidade hospitalar por causa das macas que estavam retidas no interior do Trauma. Uma empresário que preferiu não se identificar, estava no local acompanhando um paciente e afirmou que mais cedo a situação era ainda pior.

“Seis ambulâncias do Samu e uma da Polícia Rodoviária Federal estavam esperando a maca ser liberada. Um senhor em estado grave teve que ser carregado nos braços para ser atendido”, contou o empresário.

Joseane Paiva, técnica de enfermagem também precisou dos serviços do hospital e denunciou as falhas presenciadas por ela. “Estava lotado, muita gente pre ser atendida e não tinha cadeira nem para os pacientes que chegavam. Vi uma criança e um senhor tendo que serem carregados nos braços por causa da falta de macas ou cadeiras”, disse.

Problema antigo

Socorristas e condutores do Samu registraram a retenção de macas das ambulâncias pelo Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa no dia 9 de agosto. Segundo o Samu, pelo menos quatro ambulâncias ficaram paradas por cerca de uma hora, impedidas de realizar novos atendimentos.

Segundo o Trauma, havia sido feito um acordo entre a administração do hospital e o Samu através do Ministério Público da Paraíba para que o perfil dos pacientes fosse levado em consideração na hora da remoção para hospitais da capital, mas que o acordo não está sendo cumprido pelo Samu, prejudicando a devolução rápida das macas.

No dia 1º de agosto, profissionais do Samu foram até a delegacia para registrar um boletim de ocorrência relatando o problema de retenção das macas. Na ocasião, seis ambulâncias ficaram paradas por conta das macas. À época, o diretor do Hospital de Emergência e Trauma, Edivan Benevides, negou o problema e criticou a denúncia feita pelo Samu.

Fonte: G1 PB

Sertãozinho Notícias - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário