sub-paginas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

HU da UFPB firma parceria com empresa de serviços hospitalares

Parceria pretende implantar plano de reestruturação. Empresa quer reativar leitos desativados por falta de pessoal.


A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) anunciou, por meio da assessoria de imprensa, que assinou uma parceria na administração do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado no campus de João Pessoa. Segundo a Ebserh, a partir da assinatura será iniciada a implantação de um plano de reestruturação das unidades hospitalares, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa.

O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal, um dos principais desafios da rede. A Ebserh já adiantou que, se for identificada a necessidade de contratação de profissionais, serão realizados concursos públicos. Um dos principais objetivos é a reativação de leitos que atualmente se encontram desativados em decorrência da falta de pessoal.

"Nós entendemos que, a cada hospital que faz esse contrato conosco, nós fortalecemos a decisão que o país tomou na direção de fazer com que os hospitais universitários sejam hospitais de referência tanto para a assistência 100% pelo SUS quanto para a formação dos profissionais de saúde que o país necessita", apontou o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto.

Os hospitais universitários administrados a partir da parceria com a empresa continuam subordinados academicamente às universidades, e a prestação de serviços de assistência à saúde permanece integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do HU da UFPB, outras duas universidades federais assinaram parceria com a Ebserh: o Hospital das Clínicas, vinculados à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Hospital Universitário de Santa Maria, ligado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Desde a sua criação, a empresa coordena o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), criado em 2010.

Fonte: G1 PB

Sertãozinho Notícias - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário