sub-paginas

quarta-feira, 4 de junho de 2014

MP-PB vai acompanhar caso de agressão a paciente em hospital

'Hospital não pode negar atendimento por falta de documento', diz promotora. Hospital vai abrir nova sindicância pra investigar o caso. 


O caso do paciente agredido por seguranças no Hospital de Trauma de Campina Grande será acompanhado pelo Ministério Público, de acordo com a promotora da saúde na cidade, Adriana Amorim. Segundo ela, o hospital não pode negar atendimento em caso do paciente estar sem documentos. “A identificação de usuários do SUS deve ser feita, mas em casos em que não há essa possibilidade, como emergência ou urgência, essa exigência não é cabida, uma vez que o importante no momento é salvar a vida do paciente”, esclarece.

Câmeras de segurança flagraram a agressão, que se estendeu a dois acompanhantes do paciente, que procurou a unidade sentindo dores na coluna. De acordo a vítima, ele estava sem documentos e, por isso, o atendimento foi negado. As imagens mostram o homem sendo arrancado da cadeira de rodas onde esperava atendimento e arrastado pelo chão para fora do hospital. Ainda é possível ver que os dois homens que o acompanhavam também foram agredidos e retirados do local. Veja o vídeo das agressões.

Para a promotora, primeiramente “se verifica a falta de respeito à dignidade humana e a falta de humanização no serviço de saúde, que deveria ser um princípio a ser observado de imediato”. Ela destaca que o tratamento correto deve começar na recepção da unidade, considerando que “ali começa o atendimento e ali mesmo deve haver o tratamento humanizado”.

O diretor do hospital, Geraldo Medeiros, condenou a reação dos seguranças no casos, mas argumenta que os pacientes estavam agressivos. “Essas pessoas chegaram visivelmente alteradas, com suspeitas inclusive de utilização de drogas, e já tinham agredido outras pessoas em outros hospitais da cidade e se dirigiram às atendentes dizendo impropérios”, diz. Segundo ele, “em um setor que a câmera não atinge, eles agrediram o segurança”. No entanto, ele avalia que “nada disso justifica esse tipo de atitude”. Um dos jovens, no entanto, garante: “não tínhamos bebido, não tínhamos usado drogas”.

Outros registros

Em outra ocorrência registrada nos últimos dias, um jovem deu queixa de três policiais militares que prestam serviço no mesmo hospital. Ele conta que foi agredido depois de pedir uma cadeira de rodas para a avó, que aguardava atendimento. “Batiam e falavam palavrão, mandado se calar, falando que quando eu chegasse na Central [de Polícia], eu ia apanhar mais”, disse. Segundo a irmã dele, a vítima tem problemas de dicção. “A revolta dele é com a falta de atenção com minha avó”, justifica.

Além desses casos, outras imagens mostraram um paciente que, depois de receber atendimento no chão da ala de emergência, é puxado pela roupa e um médico cirurgião brincando em uma cadeira giratória em horário de expediente. O diretor do hospital disse já ter conhecimento de todos os casos.

Três seguranças que atuavam no Hospital de Trauma foram afastados do cargo e dois suspensos. O médico que aparece nas imagens recebeu uma advertência, mas já voltou a atender. Os funcionários que aparecem nas imagens arrastando o paciente durante o atendimento ainda vão ser ouvidos pela direção, que vai instaurar uma nova sindicância pra investigar o caso.

Fonte: G1 PB

Sertãozinho Notícias - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário